Buscar
  • Lara Thys

30 anos de Natal Luz em Gramado, RS


Nesse ano de 2015, o Natal Luz de Gramado completa 30 anos. O eslogan "Aqui eu volto a acreditar na Magia do Natal" deixa bem claro o quanto uma viagem para a região nessa época do ano, faz com que os adultos se tornem crianças novamente.

Fazem 15 anos que eu estive passeando pela serra gaúcha pela última vez e por isso minhas lembraças sobre a decoração de natal de Gramado eram turvas, mas um tanto encantadoras. A expectativa era enorme, ainda mais por estar levando minha filha de três anos e meu marido para conhecer o que tanto eu falava!

Alguns dias antes da viagem decoramos nossa casa para o natal e havia guardada, do ano passado, uma caixa de lâmpas "pisca-pisca" de LED branca. Eu estava receosa em usá-las, não gosto de lâmpas frias... mas coloquei na varanda mesmo assim. Chegando em gramado, uma das primeiras coisas que reparei foi na cor das lâmpadas usadas na decoração da cidade e havia MUITA luz branca de LED. Algumas lojas e hotéis usaram só esse tipo de luz mas a decoração da cidade estava toda mesclada com a luz amarelada também (#tendência).

Todas as cores estavam presentes na iluminação tipo mangueira do canteiro central da Av. Borges de Medeiros onde, tradicionalmente, as lojas da cidade montam suas árvores personalizadas. Intercaladas à elas, árvores em madeira cortada à laser deram um toque contemporâneo à tradição natalina. Algumas com iluminação embutida e outras simplesmente arabescos ou desenhos geográficos subtraídos da chapa de madeira. No mesmo canteiro, mangueiras de luz vermelha demarcam a área de circulação destinada exclusivamente aos pedestres, para que se possa ver a decoração de perto. Luzes amarelas fazem a corda de proteção ao pedestre e os grandes arcos ogivais de lâmpadas mescladas são o foco da decoração iluminada da cidade.

A tecnologia do LED mostrou presença também na praça de acesso à igreja matriz, onde grandes telas foram instaladas no chão, permitindo a caminhada sobre elas. As imagens vão passando e o efeito de luz se altera o tempo todo.

O natal de Gramado vem crescendo a cada ano e a economia da região sobe junto. Todos os anos milhares de turistas chegam lá para gastar (e muito) dinheiro. Nada sai barato!

As cidades ao redor viram então a oportunidade de crescer junto e passaram a fazer o mesmo tipo de trabalho de decoração natalina, com destaque para Canela que fica bem pertinho de Gramado. Canela é uma ótima opção para quem quer ver o lindo natal da serra sem ficar no meio da agitação. A cidade apresenta opções mais baratas de estadia e alimentação e a vantagem de ter tudo que Gramado tem, sendo que a Catedral de Pedra é ainda mais bonita, na minha opinião. Lá você encontra mais opções de artesanato, pois é onde se localizam muitas fábricas de objetos decorativos de natal.

A decoração com tema "O Sonho de Natal Canela" é rica em bonecos artesanais. As árvores são todas decoradas com doendes, mamães e papais noeis. O efeito da decoração de dia fica linda, ainda mais bonita do que de Gramado, que capricha mais na iluminação.

Na galeria Via Catedral (esquina das ruas Felisberto Soares com Dona Carlinda) tem uma loja de bonecos da fábrica. A loja não tem nome e a senhora que nos atendeu era tão simpática que nos sentimos em casa e acabamos comprando presentes para a família inteira! O preço é ótimo, vale a pena! Vá nesse endereço que não tem erro! Essa fábrica produz a maioria dos bonecos que a cidade usa para a decoração.

O segredo das árvores de Canela é fazer um cone de malha metálica e forrar com aqueles galhos de árvore de natal. Primeiro você deve colocar o pisca-pisca, depois prende os bonecos, bolas e no final passa a fita. Dessa forma a árvore fica bem cheia e sem aqueles buracos que as árvores que a gente compra tem.

A novidade fica por conta da mistura de cores. Além das árvores com predominância de cor vermelha, a cidade usou muito rosa, lilás e roxo para algumas árvores. Ficou lindo!

Outra cidade que também caprichou na decoração de sua praça principal foi Nova Petrópolis. A praça está muito florida e encantadora!

Quem ainda não conhece a região, não deixe de fazer uma viagem pra lá! Novos parques estão sendo lançados e a tendência é que a serra vire a Orlando brasileira.

Espero que tenham gostado!

Deixe seu comentário!

Beijos e abraços,

Lara Thys

#natal #gramado #canela #turismo

  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon

Contatos:

(32) 99841-2739

Horário:

Seg - Sex