campanha

Arquitetura para todos

"Muito mais do que trabalhar com arquitetura para camadas de rendas diferenciadas, que não têm acesso a arquitetura, a nossa função social hoje é, principalmente, trabalhar com a cidade. Entender a cidade no seu conjunto. Atualmente, cada vez mais, a produção da cidade é feita de forma fragmentada, setorial , abandonando a ideia de planejamento e de perspectivas de métodos de qualificação, de ampliação e de expansão da cidade."

(trecho da palestra da arquiteta e urbanista Angela Gordilho, Doutora pela FAU-USP, coordenadora do Lab-HABITAR do PPG/AU da FAUFBa, promovida pelo CAU/BA em comemoração ao Dia do Arquiteto – 15/12/2012; disponível em http://www.cauba.gov.br/)

Atenta à demanda social e preocupada com a desigualdade agravada ainda mais pela crise nacional, a Inside criou a campanha Arquitetura para Todos, que tem como objetivo selecionar uma família de baixa renda que pretende construir ou reformar sua casa mas não tem dinheiro para fazer um bom projeto de arquitetura que consiga otimizar o espaço, aproveitando da melhor maneira possível o valor investido.

 

Cientes da importância de haver construções econômicas mas de excelente arquitetura, não importando o quão apertado seja o orçamento, a Inside (bem como todos os profissionais de arquitetura) tem uma obrigação social de ser um importante agente de transformação social.

Entenda qual é a importância de um projeto de arquitetura

"Publicado em 21 de out de 2015

O programa Fantástico, da TV Globo, apresentou em 11/10/2015, dados inéditos da pesquisa CAU/BR-Datafolha sobre como o brasileiro constrói e ressaltou o papel técnico e social dos arquitetos. A partir das informações de que mais de 85% da população economicamente ativa do Brasil que reformou/construiu suas casas não utilizou serviços de um profissional tecnicamente habilitado, a reportagem mostrou o arrependimento dos entrevistados, como uma moradora do Rio de Janeiro que teve que mandar refazer os serviços de um inexperiente e mesmo assim o resultado final não ficou nada bom. “Para mim, o barato saiu caro”, declarou ela." Disponível em www.youtube.com